Nome: | Buick Hellcat M18 de 76 mm | |
Tipo: | Destruidor de tanques | |
Origem: | Estados Unidos | |
Guerras: | Guerra da Coréia Segunda Guerra Mundial | |
Projetado: | 1942 | |
Fabricante: | Divisão de motores Buick da General Motors | |
Custo: | $55.230 | |
Produzido: | Julho de 1943 - Outubro de 1944 | |
Construído: | 2.507 unidades | |
Peso: | 17.7 toneladas | |
Comprimento: | Casco de 5,28 metros / Arma 6 pés | |
Largura: | 2,87 m | |
Altura: | 2,57 m | |
Equipe: | 5 passageiros: comandante, artilheiro, carregador, motorista e assistente | |
Arma principal: | 76 mm M1A1, M1AC ou M1A2 | |
Arma secundária: | Metralhadora calibre .50 M2HB com 800 rodadas | |
Motor: | Continental R975-C1 de 350 ou 400 HP | |
Transmissão: | Automática 900T Torqmatic | |
Suspensão: | Barra de torção | |
Capacidade: | 625 litros combustível | |
Velocidade: | 90 km/h |
Hellcat, para todo entusiasta da nossa geração, tem um significado bem especial: é o nome daquele que não apenas é o Dodge mais potente da história, mas também o muscle car produzido em série mais potente de todos os tempos. Seu V8 Hemi de 6,1 litros supercharged entrega 717 cv, ele faz o quarto-de-milha em dez segundos com os pneus certos, e pode ser comprado em qualquer concessionária Dodge dos EUA. O Dodge Challenger Hellcat é verdadeiramente uma máquina automotiva em pista.
Mas ele não foi o primeiro Hellcat construído por uma fabricante de automóveis nos EUA. Antes dele, houve o Buick Hellcat. Só que ele não era um muscle car. Era um verdadeiro tanque de guerra.