Hellcat M-18

Ficha Técnica

Nome:   Buick Hellcat M18 de 76 mm
Tipo:    Destruidor de tanques
Origem:   Estados Unidos
Guerras:   Guerra da Coréia Segunda Guerra Mundial
Projetado:   1942
Fabricante:   Divisão de motores Buick da General Motors
Custo:   $55.230
Produzido:   Julho de 1943 - Outubro de 1944
Construído:   2.507 unidades
Peso:   17.7 toneladas
Comprimento:   Casco de 5,28 metros / Arma 6 pés
Largura:   2,87 m
Altura:   2,57 m
Equipe:   5 passageiros: comandante, artilheiro, carregador, motorista e assistente
Arma principal:   76 mm M1A1, M1AC ou M1A2 
Arma secundária:   Metralhadora calibre .50 M2HB com 800 rodadas
Motor:   Continental R975-C1 de 350 ou 400 HP
Transmissão:   Automática 900T Torqmatic
Suspensão:   Barra de torção
Capacidade:   625 litros combustível
Velocidade:   90 km/h

Sobre o Hellcat

Hellcat, para todo entusiasta da nossa geração, tem um significado bem especial: é o nome daquele que não apenas é o Dodge mais potente da história, mas também o muscle car produzido em série mais potente de todos os tempos. Seu V8 Hemi de 6,1 litros supercharged entrega 717 cv, ele faz o quarto-de-milha em dez segundos com os pneus certos, e pode ser comprado em qualquer concessionária Dodge dos EUA. O Dodge Challenger Hellcat é verdadeiramente uma máquina automotiva em pista.

Mas ele não foi o primeiro Hellcat construído por uma fabricante de automóveis nos EUA. Antes dele, houve o Buick Hellcat. Só que ele não era um muscle car. Era um verdadeiro tanque de guerra.

Seu nome completo é Buick M18 Hellcat, e ele foi um destruidor de tanques que serviu na Segunda Guerra Mundial a partir de 1944. Até 1980, o M18 Hellcat era o veículo mais veloz dos Estados Unidos – um recorde que durou nada menos que 36 anos.

Mas como foi que uma fabricante de automóveis construiu um tanque? A resposta é simples: durante a Segunda Guerra, toda a indústria dos EUA se voltou para a construção de veículos militares e equipamento bélico. Em dezembro de 1941, o governo americano emitiu uma ordem à General Motors convocando a companhia a construir um veículo de combate mais moderno para as Forças Armadas.

M10 Gun Motor Carriage

Isto era necessário porque o M10 Gun Motor Carriage, tanque desenvolvido especialmente para a Segunda Guerra Mundial pela Fisher Body (outra divisão da GM) era grande e pesado demais aos olhos do Coronel Andrew Davis Bruce. O M10 foi criticado por seu tamanho e peso, dizia-se que sua blindagem era muito grande e pesada, o que prejudicava seriamente sua desenvoltura no campo de batalha.

A GM encarregou a Buick de projetar e construir o novo veículo. Os requisitos do Exército incluíam suspensão do tipo Christie (que colocava as molas em posição horizontal, de modo a economizar espaço e permitir molas maiores e mais macias); o emprego do motor radial aeronáutico Wright-Continental R-975; e um canhão de 37 mm.

Os engenheiros da Buick seguiram quase todas as especificações. O motor e canhão de 37 mm já estava garantido. Apenas a suspensão desobedecia o briefing. a Buick decidiu adotar um sistema de suspensão por barras de torção, que proporcionava um rodar mais estável sem prejudicar o conforto. Até onde um destruidor de tanques pode ser confortável :(

Limitando o uso da blindagem ao mínimo e eliminando a torreta (fazendo dele um tanque “conversível”), a Buick conseguiu tornar o M18 bem mais leve, com 20 toneladas. Parece muito, mas eram 10 toneladas a menos que o M10. Acoplado a uma caixa automática Torqmatic, de quatro marchas, o radial de nove cilindros era capaz de levar o M18 Hellcat até os 90 km/h.

O M18 Hellcat foi testado pela GM da mesma forma que seus carros de passeio, e sua estabilidade foi alvo de elogios pelas Forças Armadas. A velocidade máxima foi aferida em um circuito oval, e até o conforto ao rodar foi avaliado em um circuito especial. Além disso, foram realizados testes específicos: o Hellcat era capaz de enfrentar alagamentos de até 1,8 m de profundidade e escalar pequenos muros e estruturas.

O design do tanque sofreu algumas mudanças antes de sua produção. A principal foi o aumento no calibre do canhão, que passou a 76mm, e no desenho do torrete. Este, aliás, foi considerado um grande problema, visto que sua blindagem deixava os soldados vulneráveis, o que levou o Exército a questionar se valia exigir um tanque veloz em detrimento da proteção dos soldados. Além disso, a munição de 76 mm não era eficiente na hora de penetrar os mais avançados veículos de combate alemães, como o Tiger e o Panther.

Sendo assim, o Hellcat foi fabricado somente até 1944. Os planos originais especificavam que 8.986 unidades seriam produzidas, sendo que 1.600 seriam exportadas para outros países e 7.386 seriam usadas em combate. No fim das contas, apenas 2.507 unidades foram feitas.

De qualquer forma o Hellcat era rápido. Foi somente em 1980, com a chegada do M1 Abrams, projetado pela divisão bélica da Chrysler, que o M18 foi superado. Por isso, o M18 Hellcat é um tanque bastante popular. Não faltam vídeos dele sendo testado em ambientes controlados, o seu poder de fogo e sua velocidade é realmente impressionante para um veículo deste porte.

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