Buick Century Riviera

Buick Century Riviera Hardtop • Série 60 • Modelo 58-66R • 122 polegadas entre eixo • 2 portas • cor vermelha.

DATA FABRICAÇÃO

1958

MOTOR

V8 de 6.0L com 300 cavalos de potência.

TRANSMISSÃO

Automática Dynaflow.

História

O nome Buick Century foi o nome do modelo utilizado pela divisão Buick da GM por sua linha de carros de desempenho completo de 1936 a 1942, de 1954 a 1958 e de 1973 a 2005 para um veículo de tamanho médio. Para o ano modelo de 1936, Buick renomeou sua programação de modelos inteira em comemoração das modificações de engenharia e avanços de design em seus modelos de 1935. 

Para esta programação, o modelo Buick da Série 40 se transformou no Special, a Série 80 tornou-se o Roadmaster e a Série 90 que era o Buick luxo, tornou-se a Limited. O Buick Century assumiu o lugar da série 60.

De 1936 a 1942, o Buick Century foi criado juntando as carrocerias do Buick Special para a mecanica de oito cilindros da Buick. O Special foi conduzido por 233 polegadas cúbicas de Buick que foi avaliado em 93 CV a 3.200 rpm, enquanto os Buick Century que foram produzidos de 1936 até 1942 foram alimentados por 320.2 polegadas cúbicas em linha de Buick a 120 CV. Ambas as capacidades tornaram-se os mais rápidos da época e ambos foram capazes de produzir velocidades de mais de 150 Km/h (95 mph). Eles ganharam o apelido do Century como "o hot rod do banqueiro". No final do ano modelo de 1942, o Century foi descontinuado e a produção total do modelo apenas acabou por contar 10% da produção total da Buick.

1954 rolou, e com isso o nome do Century mais uma vez sendo introduzido, usando a mesma fórmula de unir a carroceria menor e mais leve Buick Special ao mais grande e mais feroz motor V8 de 322 polegadas cúbicas. Isso deu a Buick um poderoso veículo de desempenho. Também incluída na programação deste período foi um modelo Wagon, que era um estilo corporal que, de outra forma, não estava disponível durante a produção original do Century em 1936.

O  Century continuou a permanecer na linha de desempenho de Buick, com a potência do motor aumentando de 200 em 1954 para 236 em 1955, saltando para 255 em 1956 e em 1957 e 1958, superou em 300 de um motor de 364 polegadas cúbicas. Estes foram os anos-modelo finais para a linha Century de tamanho completo.

De 1957 a 1958, o Century recebeu o único Hardtop Station Wagon da GM, o Century Caballero, e isso foi porque o século foi considerado o "pequeno Buick" sênior. Infelizmente, o Caballero não era muito popular para o consumidor, e o pedágio era muito caro, e isso fez com que a GM deixasse cair o estilo de carroçaria Wagon. Ele retomou o programa de design novo de toda a divisão de 1959. O Century foi renomeado o Invicta para 1959.