Buick Century Sedan • Série 60 • Modelo 61 • 122 polegadas entre eixo • 4 portas.
1936
8 cilindros em linha de 5.2L com 120 cavalos de potência.
Manual de 3 velocidades 3F/1R.
Em 1930, Buick introduziu a Series 60, que serviu de substituto para a Series 129-Six. Foram selecionados sete estilos de carrocerias, todos com uma distância entre eixos de 132 polegadas. O Phaeton de 4 portas com capacidade para sete ocupantes custou o mínimo, vendendo por quase US$ 1.600. Somente 807 exemplos deste estilo de carroceria foram produzidos em 1930. O estilo de carroceria mais caro era a Limousine, também com sete lugares, e exigia um preço de quase US$ 2.100. Esse estilo de carroceria era o mais exclusivo, com apenas 690 modelos produzidos. A configuração mais popular nesta série foi o Special Sedan de 4 portas que tinha capacidade para cinco ocupantes e vendido por US$ 1.760. Um total de 12.508 exemplos foram produzidos.
Neste período Series 60 foram alimentados por um motor de seis cilindros de 331 polegadas cúbicas que produziu 80 cavalos de potência. Os carros receberam muitas amenidades, como interiores totalmente alcatifados, para-brisas Fisher Vision, freios mecânicos nas quatro rodas e amortecedores Lovejoy. A pintura padrão para os carros Buick Series 60 foi o Premier Green.
Para 1931, Series 60, agora conhecida como Series 8-60, era semelhante à Series 40, mas tinha uma maior distância entre eixos. Todos os estilos de carroceria tinham um limpador de para-brisa do lado do passageiro como equipamento padrão. Os carros do modelo aberto receberam couro genuíno, enquanto os carros fechados tinham os estofados de pelúcia ou pano dos melhores materiais. Os freios mecânicos nas quatro rodas, as montagens de motor de borracha, a caixa de velocidades Synchromesh, o regulador de temperatura do óleo e uma bomba de combustível eram todos os equipamentos padrão. O motor padrão era de 8 cilindros em linha que deslocava 272 polegadas cúbicas e era capaz de produzir 90 cavalos de potência.
Em 1933 o Buick Series 60 sentou-se sobre uma distância entre eixos de 127 polegadas e foi alimentada por um motor de 272 polegadas cúbicas que produziu 97 cavalos de potência. Um ligeiro aumento de potência em relação aos anos anteriores. O estilo era semelhante à Series 50. Os freios mecânicos eram padrão, assim como a ignição Delco-Remy, a ventilação Fisher No-Draft, o botão de partida montado no painel, a ventilação do cárter, os defletores de sapatilhas e a caixa de velocidades Synchromesh. Havia cinco estilos de corpo para selecionar, incluindo o Convertible Coupe, Sport Coupe, Sedan de quatro portas, Victoria Coupe e Convertible Phaeton. As vendas diminuíram consideravelmente em 1933, com apenas 7.450 exemplos de Sedan de quatro portas vendidos. A condição econômica causada por "The Great Depression" foi culpada, já que poucos conseguiram comprar um veículo.
Series 60 viu pequenas melhorias em 1934, agora sentadas em uma distância entre eixos de 128 polegadas, alimentadas por um motor de 278 polegadas cúbicas que produziu 100 cavalos de potência e viu a adição de um novo estilo Club Sedan. As vendas para o Sedan de quatro portas eram apenas mais de 5.000 exemplos. O Club Sedan foi o estilo de carroceria mais popular neste ano, com um total de 5.955 exemplares vendidos. Superou o Sedan de quatro portas em cerca de 224 vendas.
Em 1936 surge o primeiro Buick a ultrapassar os 100 HP nomeado de Century. O motor de 320.2 polegadas cúbicas também foi compartilhado nas versões Roadmaster (Series 80) e o Limited (Series 90). O motor foi instalado em um chassi com distância entre eixos bastante curta, medindo apenas 118 polegadas.
O estilo mudou em 1936, Series 60 agora com o novo visual. Possuíram grelhas fundadas, barras verticais e linhas de varredura para trás. A distância entre eixos mediu 122 polegadas e havia cinco estilos de corpo para selecionar. As vendas foram muito fortes, com mais de 17.800 exemplos de Sedan de quatro portas sendo produzidos. O próximo modelo mais popular Series 60 foi o Victoria Coupe de duas portas que viu a produção chegar a 3.762 unidades. O preço base de uma Series 60 era pouco menos de US$ 1.100. O mais caro não era muito mais, vendendo por US$ 1.135. Todas Series 60 foram equipadas com uma transmissão de três velocidades de engrenagem deslizante com controles de mudança de piso. Os freios hidráulicos poderiam ser encontrados em todos modelos.
O estilo mais famoso do Century foi o Sedan de 4 portas com 17.806 modelos produzidos. Apenas 717 modelos na versão Convertible Coupe foram construídos, vendendo por US$ 1.135. Outros estilos de carroceira incluíam um Sport Coupe de 4 portas e um Victoria Coupe de 4 portas.